Carnaval 2022: comitê científico do Rio diz que não há restrição alguma para a festa

0
5141

Em menos de uma semana após o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciar em sua rede social que não há garantia de que blocos de rua poderão desfilar no carnaval de 2022, o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) recomendou que, nesse momento, a prefeitura do Rio não deve estabelecer nenhuma restrição à folia do próximo ano. Anteriormente, o prefeito só garantiu os desfiles da Marquês de Sapucaí, no Centro. A recomendação foi anunciada durante uma reunião ordinária do comitê, nesta segunda-feira (20).

“O CEEC fundamentado no cenário epidemiológico favorável, (número de casos, número de casos internados, % de positividade de testes) com 80% de cobertura vacinal atual, na análise dos dados de todos os eventos com aglomeração no país e no Rio de Janeiro, e sustentado pelas evidências científicas disponíveis, recomenda a SMS que não estabeleça, nesse momento, nenhuma restrição à realização do Carnaval Carioca. Recomenda adicionalmente que todo o processo de monitoramento do cenário epidemiológico seja mantido em vigilância”, diz o documento da reunião.

O CEEC foi criado na pandemia para que membros da comunidade científica possam tomar as decisões relativas ao coronavírus na cidade. O comitê também recomendou que seja mantido “o processo de monitoramento do cenário epidemiológico” para o avanço da discussão sobre a festa. O grupo de especialistas ainda recomendou “fortemente” que a prefeitura avalie a possibilidade de encomendar diretamente com o fornecedor as vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.