LEILÃO INÉDITO DE RESERVA DE ENERGIA CRIA BILHÕES PARA O BRASIL

0
2541

Luis Alberto C. Machado (@reserva_luis)

21 de Dezembro de 2021

 

 

 

O certame, realizado nesta terça-feira pelo Ministério de Minas e Energia, na sede da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), de forma inédita, atrairá investimentos privados na ordem de R$5,98 bilhões de reais, para termelétricas a gás natural, diesel, óleo combustível e bagaço de cana, incluindo a criação ou expanção de unidades de produção de energia. O MME assegura que o leilão foi moldado, de maneira a viabilizar que o governo compre a disponibilidade das usinas a qualquer momento, se necessário, evitando contratações de emergência como as que ocorreram na recente crise hídrica. Segundo o MME, “foi concebido para promover confiabilidade estrutural no suprimento de energia elétrica, com menores custos para os consumidores” e “representa mais um passo da Modernização do Setor Elétrico Brasileiro, permitindo alocação de custos da expansão estrutural do sistema elétrico de forma mais eficiente”. Até agora, o governo remunerava as usinas pela geração de energia contratual; com a mudança, comprará a disponibilidade da geração, ficando a usina pronta para operar quando preciso.

 

Serão disponibilizados 4.632 MW (megawatts) a partir de 1º de Junho de 2026, pelas 17 empresas vencedoras: Global Participações, Delta Geração, Geramar, LGSA, Paranaíba, Petrobrás, Portocem, Termopernambuco, Tevisa, Trombudo e UTLP. Os contratos tem validade de 15 anos.

 

Ainda de acordo com o MME, os investimentos devem gerar até 13.000 postos de trabalho durante a implantação.

 

É o governo federal garantindo energia constante e mais barata, muito diferente do PT que entregou usina de gás à Bolívia e comprou refinaria sucateada nos EUA, enquanto assaltava a Petrobrás.

 

Fontes:

 

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/breves/leilao-de-reserva-de-capacidade-garante-6-bilhoes-e-mais-potencia-a-partir-de-2016/

 

https://br.financas.yahoo.com/noticias/leil%C3%A3o-in%C3%A9dito-reserva-capacidade-energia-163900665.html