Ministro Tarcísio acaba de bater o martelo: 700 milhões em leilão de portos

0
5730

Luis Alberto C. Machado

19 de Novembro de 2021

 

 

Através do Ministério da Infraestrutura, o governo realiza nesta sexta-feira mais um leilão, desta vez de dois terminais portuários em Santos, os STS08 e STS08A, dedicados à armazenagem e à movimentação de combustíveis.

 

Maior arrendamento portuário dos últimos 20 anos, o certame foi precedido pelo arrendamento de outros cinco terminais, em 09 de Abril: três deles, IQI03, IQI11, IQI12 e IQI13, no Porto de Itaqui, Maranhão, e um, o P1, no Porto de Pelotas, Rio Grande do Sul, durante o evento denominado “Infra Week”.

 

O leilão ocorre no contexto do Super Infra, temporada de leilões iniciada em Outubro que continuará até Dezembro. O governo espera atrair 23,5 bilhões de reais em investimentos privados, e a geração de 400 mil empregos.

 

Além dos terminais santistas, será também leiloada, no mesmo dia, área no Porto de Imbituba, Santa Catarina, destinada a movimentação de líquidos combustíveis e químicos.

 

Os contratos tem duração de 25 anos, ao longo dos quais é previsto o investimento privado de 1 bilhão, com a geração de 16 mil empregos.

 

O Governo Bolsonaro vêm realizando, também, leilões de aeroportos, ferrovias e rodovias, obtendo assim valiosos recursos, propiciando a criação de empregos, aumentando a eficiência da nossa infra-estrutura e combatendo a corrupção, ao tirar do estado a administração desses serviços.

 

Fontes:

 

https://gazetabrasil.com.br/governo/2021/11/19/governo-realiza-hoje-leilao-de-terminais-portuarios-em-santos/

 

https://terrabrasilnoticias.com/2021/04/governo-bolsonaro-faz-semana-de-leiloes-com-expectativa-de-retorno-de-r-10-bilhoes/

 

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2021/04/governo-arrecada-r-216-milhoes-na-concessao-de-cinco-areas-portuarias.html

 

https://www.sbtnews.com.br/noticia/governo/187681-governo-realiza-leilao-de-portos-em-santos-e-imbituba-nesta-6-feira